A rede varejista Carrefour inova e anuncia que irá implantar o sistema de geração de energia solar em 36 lojas de suas lojas na França, em parceria com o desenvolvedor francês Urbasolar.

Segundo a empresa, toda a energia gerada pelas instalações fotovoltaicas serão utilizadas para consumo próprio.

A Urbasolar, empresa de eenrgia solar, informou que vai instalar coberturas de estacionamento fotovoltaico nos estacionamentos de 36 das superlojas do Carrefour. A eletricidade produzida por essas instalações será completamente consumida por cada superloja, disse a empresa em comunicado. O Carrefour é a primeira rede de lojas a adotar essa solução.

Cada sistema instalado em cada loja terá uma capacidade anual de geração de 21.000 MWh, o que corresponde ao consumo anual de 4.600 residências, e a 210 toneladas de CO2 evitadas a cada ano, disse Urbasolar sem fornecer informações adicionais.

Os grupos varejistas franceses Auchan e Carrefour prometeram um compromisso mais forte com a energia solar e renováveis ​​durante a apresentação da iniciativa #PlaceAuSoleil, realizada no final de junho, que é um plano do Ministério Francês de Transição Ecológica e Solidária para melhorar o atual marco regulatório da energia solar e impulsionar o seu desenvolvimento.

Por ocasião do evento, a Auchan informou que pretendia instalar 60 hectares de painéis solares em suas instalações na França, enquanto o Carrefour se comprometeu com 20 hectares. Outros varejistas, como a rede Magasins U e Les Mosquetaires, se comprometeram com 50 hectares cada.

Em outubro, a Comissão Européia aprovou o novo esquema de incentivo da França para autoconsumo a partir de energias renováveis. O esquema, que introduziu a medição líquida, não se aplica a projetos desenvolvidos sob um regime de 100% de autoconsumo como os do Carrefour.

 

Fonte: PV Magazine


 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *