Uma frente fria associada a um ciclone extratropical avança pela costa da Região Sul e, nessa segunda-feira (12), favorece a entrada de ventos moderados a fortes do quadrante sul e um consequente aumento de umidade e diminuição de temperatura no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul e no leste  e sul de Santa Catarina. Nestas localidades o domingo foi ensolarado e de calor intenso, com o temperatura chegando a 36°C em Campo Bom/RS e até 35°C em Indaial/SC.

Com a mudança na direção do vento, o aumento da nebulosidade e o retorno das pancadas de chuva, a temperatura já não sobe tanto assim e a máxima não deve passar de 28°C em Porto Alegre e em Florianópolis. Este sistema frontal avança pelo oceano e ainda não deve trazer chuva significativa para o centro-oeste do RS, oeste de SC e região centro-sul do PR. No leste paranaense o sol ainda predomina, porém o dia deve terminar com algumas pancadas de chuva, inclusive na Grande Curitiba.

Ao longo da semana, novas áreas de instabilidade se organizam sobre a Região e favorecem a ocorrência de pancadas de chuva na maior parte das áreas. E entre a quarta e a quinta-feira o risco de temporais aumenta bastante no RS e em SC.

Mar agitado no litoral do RS e de SC

O vento forte sobre o mar associado ao deslocamento do ciclone extratropical no oceano favorece o aumento das ondas no litoral do RS e de SC neste começo de semana. Já durante a segunda-feira as ondas podem variar entre 2,0 e 2,5m no litoral gaúcho. Na terça, dia 13, o mar sobe e fica agitado no litoral catarinense com ondas de até 2,0m, principalmente na costa sul e em Florianópolis. Nas praias do RS o mar fica mexido com ondas entre 1,5m e 2,0m. As ondas só começam a baixar a partir da tarde de quarta-feira.


 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *