O tema da vez nos países que incetivaram fortemente fontes intermitentes como solar e eólica é “armazenamento” de energia. Para mitigar os riscos inerentes às energias “não firmes”.
A saída é a utilização de baterias. Assim quando ocorre uma redução da produção, as baterias “comparecem” evitando problemas para a rede. Ou ainda para fazer frente à “curva do pato” assim como ficou conhecido o novo formato da demanda ao longo do dia.
As baterias, é claro, podem resolver o desafio. Mas o Brasil tem uma “bateria” muito mais interessante e conveniente a ser prospectada: reservatórios hídricos. Custam menos em USD/kW instalado que as baterias tradicionais, geram muito menos emissões (considerando todo o ciclo de vida) e o país tem um enorme conhecimento nesta área de atividade não dependendo de importações.
Tomara que tenhamos a criatividade para capturar esta oportunidade, que poderá colocar o país em posição mais competitiva em relação aos demais no quesito “armazenagem de energia”.
 


 
Brazil: potential for a giant “battery”
Countries that strongly stimulated intermittent, renewable sources such as solar and wind are now facing a new challenge: energy storage, to mitigate the risks of non-firm energies.
When there is a reduction of production, batteries “show up” avoiding problems for the grid. Or to face the “duck curve” as the new format of daily demand became known.
Batteries of course can solve the challenge. But Brazil has a much more interesting and convenient “battery” to prospect: water reservoirs. They cost less in USD/kW installed than traditional batteries, generate much less emissions (considering the entire life cycle) and the country has a great knowledge in this area of ​​activity not depending on imports.
Hopefully we will have the creativity to capture this opportunity, which could put the country in a more competitive position compared to other emerging countries in the area of ​​”energy storage”.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *