Brasil, Energia e Populismo

Em alguns meses haverá eleições. Atualmente:

  • Brancos e nulos superam os candidatos com mais intenção de votos
  • Não se conhece a agenda dos candidatos caso sejam eleitos
  • As reformas tão necessárias não estão na pauta das discussões
  • Há um clamor por soluções mágicas

Este quadro aponta para um cenário preocupante. Está configurado o ambiente propício ao populismo.

Em lugar de se mudar para que o país volte a ter equilibrio fiscal, tendo a coragem de tomar um conjunto de medidas duras e imperiosas, as chances são para a manutenção do status quo. É muito mais fácil e mesmo irresistível – em curto prazo – tanto para os candidatos como para a população, apostar em milagres.

Mas em longo prazo este quadro, se confirmado, não será capaz de melhorar o padrão de vida dos brasileiros, e nem estruturar de forma sustentável o setor elétrico, que há muitos anos está fora de paridade competitiva internacional – muito pelo contrário.

 


 

Brazil, Energy and Populism

In a few months there will be elections. Currently:

  • Undecided outnumber the candidates with the most votes as the recent polls show
  • The candidates’ agenda is unknown (if they get elected)
  • The much needed reforms are not for discussions, so far!
  • There is a cry for magical solutions

This picture points to a worrying scenario. The environment is perfect for a populist solution.

Instead of moving so that the country regains fiscal balance, having the courage to take tough and imperative measures, chances are for the maintenance of the status quo. It is so much easier and even irresistible – in the short term – for the candidates and the population, to bet on miracles.

But in the long term this framework, if confirmed, will not be able to improve the standard of living of the Brazils, nor to structure in a sustainable way the electric power sector, which for many years is not aligend in the international competitive markets – quite the opposite.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *