•    Instalada em Macaé/RJ, UTE Marlim Azul terá 565,5 MW de capacidade instalada. Uso de gás natural proveniente do Pré-sal é inédito
  •    Energia gerada será suficiente para atender mais de 2 milhões de domicílios
  •    Implantação da usina vai gerar mais de 4 mil empregos diretos e indiretos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou um financiamento de R$ 2 bilhões com a Marlim Azul Energia S.A.. para a implantação de uma usina termelétrica (UTE) a gás natural com capacidade de gerar 565,5 MW no município de Macaé, no norte do Estado do Rio de Janeiro.

A UTE Marlim Azul será a primeira usina termelétrica a utilizar o gás natural proveniente do Pré-sal. Situada no Complexo Logístico e Industrial de Macaé, sua localização é estratégica, estando próxima ao Terminal de Cabiúnas (Tecab), destino do gás natural oriundo do Pré-sal via gasoduto Rota 2. O local também fica perto do Aeroporto de Macaé, do Porto de Imbetiba e das rodovias BR 101, RJ 168 e RJ 106, fatores logísticos que facilitam sua implantação e operação.

A usina acrescentará cerca de 510 MW médios ao Sistema Interligado Nacional — o suficiente para atender mais de 2 milhões de domicílios. A previsão é que sua implantação seja concluída até o final de 2022 e que, durante a execução do projeto, sejam gerados mais de 4 mil empregos diretos e indiretos.

A Marlim Azul Energia S.A. é uma joint-venture constituída pelo Grupo Pátria, pela Shell Gas e pela Mitsubishi Hitachi Power Systems America para a implantação do projeto.


 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *