Arbitragem de custos: o novo animal

As fontes de energia no Brasil apresentam grande volatilidade de custos:

  • Os derivados do petróleo seguem os preços internacionais – variam conforme suas cotações nas bolsas e dependem da taxa de cambio
  • O preço da energia elétrica estão ligadas à baixa capacidade de nossos reservatórios e das sazonalidades das chuvas
  • As fontes solar e eólica são do tipo não-firme, requerendo sistemática e pronta complementação através da rede publica de energia elétrica

Acertar na mosca, escolhendo uma fonte, apostando na intuição é, sem dúvida, um chute muito arriscado. As chances são de que o custo real será maior do que o dos concorrentes que optarem por um modelo mais profissional.

A grande novidade que surge agora também no Brasil, é a arbitragem de custos. Trata-se de uma estratégia de gestão de riscos. Ter um portfólio de alternativas à disposição para permanentemente selecionar aquelas mais interessantes.

 


 

Energy cost arbitrage: the new animal

Energy sources in Brazil present great cost volatility:

  • Petroleum based products follow international prices and of course depend on the exchange rate
  • The price of electricity is linked to the low capacity of our hydro reservoirs and the rainy seasons
  • The solar and wind sources are non-firm, requiring systematic and prompt complementation through the public grid

Choosing a source, betting on intuition is undoubtedly a very risky way to go. Chances are the actual cost will be higher than that of competitors who opt for a more professional model.

The great novelty that now arises also in Brazil, is the arbitrage of costs. It is a risk management strategy. Have a portfolio of energy sources to permanently select the most interesting ones.


 

Compartilhe:
Rafael Herzberg
Rafael Herzberg é consultor independente para assuntos de energia por mais de 30 anos. Premiado no Brasil e Estados Unidos por cases de eficiência energética, geração on-site e projetos to-the-fence. Palestrante no Brasil e Estados Unidos em eventos de energia. Presta consultoria para clientes consumidores de energia (indústria, comércio e instituições), ofertantes de soluções em energia, concessionárias e comercializadores de energia além de ser convidado para atuar em casos de arbitragem de contratos de energia.
http://pontoon-e.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *