Arbitragem de custos: o novo animal
As fontes de energia no Brasil apresentam grande volatilidade de custos:
- Os derivados do petróleo seguem os preços internacionais – variam conforme suas cotações nas bolsas e dependem da taxa de cambio
- O preço da energia elétrica estão ligadas à baixa capacidade de nossos reservatórios e das sazonalidades das chuvas
- As fontes solar e eólica são do tipo não-firme, requerendo sistemática e pronta complementação através da rede publica de energia elétrica
Acertar na mosca, escolhendo uma fonte, apostando na intuição é, sem dúvida, um chute muito arriscado. As chances são de que o custo real será maior do que o dos concorrentes que optarem por um modelo mais profissional.
A grande novidade que surge agora também no Brasil, é a arbitragem de custos. Trata-se de uma estratégia de gestão de riscos. Ter um portfólio de alternativas à disposição para permanentemente selecionar aquelas mais interessantes.
Energy cost arbitrage: the new animal
Energy sources in Brazil present great cost volatility:
- Petroleum based products follow international prices and of course depend on the exchange rate
- The price of electricity is linked to the low capacity of our hydro reservoirs and the rainy seasons
- The solar and wind sources are non-firm, requiring systematic and prompt complementation through the public grid
Choosing a source, betting on intuition is undoubtedly a very risky way to go. Chances are the actual cost will be higher than that of competitors who opt for a more professional model.
The great novelty that now arises also in Brazil, is the arbitrage of costs. It is a risk management strategy. Have a portfolio of energy sources to permanently select the most interesting ones.