A ANEEL realizará na próxima sexta-feira ,31/5, a partir das 10h, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Leilão de Geração 01/2019 para suprimento a Boa Vista e localidades conectadas. A iniciativa é uma medida estruturante para melhorar a qualidade e a eficiência do fornecimento no estado de Roraima. O certame será realizado na sede da CCEE, em São Paulo, por meio de sistema eletrônico.

O leilão tem inovações no que diz respeito à contratação, uma vez que será possível adquirir soluções de suprimento que utilizem qualquer fonte: renovável (hídrica, solar, eólica, biomassa, biogás, biocombustível, etc.), fóssil, ou ainda mediante o uso misto de fontes, contendo ou não tecnologia de armazenamento de energia. O início do suprimento está previsto para 28 de junho de 2021.

Estão previstas duas fases sequenciais: a primeira destinada exclusivamente ao produto POTÊNCIA (produto de entrega que consiste em disponibilidade de potência e a respectiva energia associada), e a segunda ao produto ENERGIA (produto de entrega que consiste na produção anual de energia). A segunda fase fica condicionada ao montante contratado no produto potência em face da demanda requerida pelo Ministério de Minas e Energia a ser comercializada no certame. Um dos critérios de classificação é a capacidade remanescente de escoamento no sistema de distribuição. Serão negociados Contratos de Comercialização de Energia nos Sistemas Isolados (CCESIs) diferenciados por tipo de produto e fonte primária de energia, com prazo de vigência conforme disposto abaixo:

Produto

Fonte Primária de Energia

Prazo de Vigência do CCESI (anos)

Potência

Gás Natural ou renovável, ou composição delas

15

Potência

Quaisquer outras, desde que não seja Gás Natural ou renovável

7

Energia

Renovável

15

 

Confira abaixo os preços-teto do Leilão:

  1. Produto Energia: R$ 409,00/MWh
  2. Produto Potência – Subprodutos Gás e Renováveis e subproduto demais fontes: R$ 1.078,00/MWh

Ao final das negociações, haverá entrevista coletiva para a imprensa credenciada com as autoridades presentes.

 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *