A ANEEL aprovou, em 9/4, a Chamada de Projeto de P&D Estratégico “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente”. Os projetos cadastrados devem apresentar soluções para mobilidade elétrica por meio de modelos de negócio, equipamentos, tecnologias, serviços, sistemas ou infraestruturas para suporte ao desenvolvimento ou à operação dos veículos elétricos ou híbridos plug-in.

Os principais resultados esperados com a chamada são a constituição de modelos de negócio que contribuam, de maneira significativa, para a criação de massa crítica e base tecnológica para o desenvolvimento de produtos e serviços nacionais na área de Mobilidade Elétrica Eficiente, e que demonstrem sua viabilidade técnico-econômica em território nacional.

Qualquer empresa de geração, transmissão ou distribuição de energia elétrica que tenha contrato de concessão, permissão ou ato autorizativo para atuar em tais segmentos do setor podem participar como proponente de projetos. A fase de demonstração de interesse pelas empresas será iniciada dia 26/4/2019. O prazo para execução dos projetos será de até 48 meses, após o cadastro da data de início de execução na base de P&D da Aneel.

Entre os requisitos mínimos do projeto estão a obrigatoriedade de que os equipamentos, tecnologias, sistemas e infraestrutura produzidos deverão atingir os estágios finais da cadeia de inovação, tais como: cabeça de série, lote pioneiro e inserção no mercado; contrapartida de no mínimo 10% do valor total do projeto em recursos financeiros externos ao programa de P&D regulado;  realização de estudos específicos relacionados ao projeto, incluindo o estado da arte, análises do uso em diversas regiões brasileiras, comparação com outras opções tecnológicas, estimativa de custos de formação de base tecnológica nacional, incluindo ações transferência de tecnologia e de capacitação.

A apresentação dos resultados será por meio de relatório técnico que informe a rede de inovação criada no projeto; o estudo de viabilidade técnico-econômica e financeira do projeto; estudo de adequação e/ou adaptação das tecnologias inovadoras às condições de produção de veículos elétricos nacionais, e o estudo da vida útil dos componentes e do desempenho desses veículos; proposta de nacionalização ou de produção local da tecnologia desenvolvida; e o modelo de negócio.

O edital da chamada “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente”  será publicado na página de P&D do site da ANEEL

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *