O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá uma nova estrutura organizacional. A mudança, que envolve a reorganização de atividades da instituição entre as diretorias e a Presidência, decorre do Planejamento Estratégico “Desenvolvendo Futuros”, cuja visão é tornar o Brasil um país desenvolvido até 2035.

Foram redistribuídas atividades, a partir da reorganização e otimização dos cargos e funções. Uma das novidades é uma diretoria dedicada à digitalização, voltada a negócios por meios digitais, em alinhamento com a área de Tecnologia da Informação, visando otimizar e agilizar a operacionalização de processos e produtos do Banco.

Outra diretoria, resultado do redesenho, congregará as atividades da BNDESPAR — braço de participações acionárias do Banco — e terá o perfil de “banco de investimento”, reunindo as áreas de Investimentos, Fundos e Estruturação de Garantias, Gestão de Participações e Consultoria de Investimentos.

Uma das áreas será dedicada à originação de novos negócios, que atuará em articulação com os escritórios regionais, e terá perfil comercial para fomento e prospecção de novos negócios, inclusive, no interior do País. Outra ficará responsável pela comunicação e o relacionamento institucional.
Um dos objetivos da reformulação é preparar o BNDES para atender a novas prioridades e focos estratégicos, oferecendo soluções mais modernas e adequadas às necessidades dos seus clientes.

Desenvolvendo Futuros – O desenho aprovado pelo BNDES estimula o desenvolvimento de competências transversais, necessárias para operacionalização do Planejamento Estratégico “Desenvolvendo Futuros”, iniciativa conduzida pela Área de Planejamento do Banco, com apoio da consultoria Roland Berger, que tem no seu portifólio trabalhos semelhantes para bancos de desenvolvimento da Alemanha (KfW) e da França (Bpifrance).

O Planejamento Estratégico tem como objetivos formular e desdobrar a estratégia de médio e longo prazo da instituição, a partir de uma reflexão sobre sua identidade institucional e seu papel na agenda de desenvolvimento do Brasil.

Confira, abaixo, nova divisão de diretorias e áreas do BNDES:

PRESIDÊNCIA
Área de Controladoria e Gestão de Risco
Área de Comunicação e Relacionamento Institucional

DIRETORIA DE ESTRUTURA PRODUTIVA
Área de Indústria e Serviços
Área de Comércio Exterior

DIRETORIA E-DIGITAL
Área de Operações e Canais Digitais
Área de Tecnologia da Informação

DIRETORIA DE FINANÇAS
Área Financeira e Internacional

DIRETORIA DE INVESTIMENTOS
Área de Consultoria de Investimentos
Área de Gestão de Participações
Área de Investimentos, Fundos e Estruturação de Garantias

DIRETORIA DE GOVERNOS E ESTRUTURA
Área de Energia
Área de Saneamento e Transporte
Área de Gestão Pública e Socioambiental

DIRETORIA DE ORIGINAÇÃO, RH E CRÉDITO
Área de Originação e Unidades Regionais
Área de Administração de Recursos Humanos
Área de Crédito

DIRETORIA DE ESTRATÉGIA
Área de Planejamento Estratégico

DIRETORIA JURÍDICA
Área Jurídica

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 
Auditoria interna

Assessoria de Imprensa – (21) 2052-7294

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *