Para aqueles que pensam que apenas os carros estão caminhando para o mudo da eletricidade, a empresa Pon Equip, com sede na Holanda, converteu para utilização de energia elétrica uma escavadeira Caterpillar tradicional.

Com esta iniciativa e empresa espera que este projeto sirva de base para futuros equipamentos de construção com emissão zero.

O projeto

A escavadeira elétrica, chamada Z-Line (para emissão zero), é baseada em um Caterpillar 323F. A Pon substituiu o motor a diesel por uma enorme bateria de 300 quilowatts-hora. A embalagem pesa 3,4 toneladas, em comparação com o peso de uma tonelada do motor original (a máquina inteira pesa cerca de 26 toneladas).

A bateria fornece energia suficiente para cerca de cinco a sete horas de operação. O carregamento completo da bateria leva cerca de duas horas.

A Pon construiu a escavadeira elétrica na Noruega, com a colaboração da Caterpillar, ao longo de 11 meses. A escavadeira foi entregue à construtora norueguesa Veidekke, que planeja comprar oito das máquinas, segundo Tek.no.

Agora a Pon pretende desenvolver e comercializar um kit de conversão.

O modelo foi apresentado na Noruega, uma vez que o país promove agressivamente carros elétricos com incentivos e benefícios como estacionamento gratuito. Os legisladores querem até mesmo terminar as vendas de novos carros de combustão domésticos até 2025.

A Noruega experimentará uma redução ainda maior nas emissões se aumentar seus esforços de eletrificação. O equipamento de construção representa atualmente 30% das emissões na capital, Oslo, observou Pon. No entanto, enquanto a eletrificação está se expandindo para novas áreas, como caminhões comerciais e ônibus, pouco foi feito na área de equipamentos de construção.

A Caterpillar também investiu na Fisker, que está desenvolvendo baterias de estado sólido projetadas para superar as baterias de íons de lítio usadas em todos os veículos elétricos atuais.

Fonte: The Drive by Stephen Edelstein


 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *